Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IFSertãoPE promove aula inaugural de cursos de Pós-Graduação

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou nesta quinta-feira (11), a aula inaugural dos nove cursos de pós-graduação Lato Sensu da instituição. O evento aconteceu no auditório da Fundação Nilo Coelho, com transmissão ao vivo pelo canal do IFSertãoPE no YouTube. Cerca de 1000 pessoas participaram do evento, presencialmente ou de forma virtual, entre estudantes, professores, coordenadores e equipe de apoio dos cursos de especialização.

Durante a aula inaugural foram proferidas duas palestras. A primeira, intitulada “Sertão: Diálogos Avançados”, foi realizada pelo professor Aroldo Leão, pesquisador e incentivador da cultura e da arte através de suas pesquisas relacionadas ao cangaço e ao sertão. A segunda palestra teve como tema “Pesquisa e ciência hoje: entre urgências e emergências” e foi proferida pelo professor Wellington Vieira Mendes, pesquisador do grupo de pesquisa sistêmica, ambientes e linguagens da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e representante da região nordeste na Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional.
O Coordenador do Programa de Pós-graduação do IFSertãoPE, professor Marcelo Iran, destacou o grande número de interessados nos cursos de especialização ofertados pelo IFSertãoPE. “O processo seletivo contou com candidatos de 26 unidades da federação e uma candidatura de Moçambique, que culminou em alunos matriculados de 24 estados brasileiros”, pontuou Iran.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduacao do IFSertaoPE, professor Kelsen Oliveira, o atual momento é um marco histórico para a instituição, no tangente à pós-graduação, em função da reunião de nove cursos em um único processo seletivo e o grande número de vagas disponibilizadas – 490 posições. “Além disso, pela primeira vez todos os campi do IFSertãoPE terão pelo menos um curso de Pós-graduação, pois também foram implantados os cursos multicampi, que foram: Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (curso com vagas em todos os campi), Interculturalidade e Decolonialidade na Educação Escolar Indígena e Quilombola e DocentEPT”, finalizou Oliveira.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro