Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Começa a 3ª Edição do Congresso Nordestino de Educação a Distância

Teve início, ontem (22), a terceira edição do Congresso Nordestino de Educação a Distância (EaD), sediado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), na cidade de Salvador. O evento é híbrido e conta com o apoio de todos os 11 institutos federais da Região Nordeste. Com o tema "A institucionalização da EAD e suas contribuições para o ensino presencial", o objetivo do Congresso é promover a discussão sobre experiências e estudos voltados ao processo de institucionalização da EAD, abordando as necessidades de criação de regulamentações internas e revisão de processos, fluxos e demandas.

A programação está dividida em quatro eixos temáticos: institucionalização da EAD, qualidade na EaD, acessibilidade na EaD e assistência estudantil na EaD. Os membros da diretoria de EaD do IFSertãoPE elaboraram e apresentaram no primeiro dia do evento (22) um relato de experiência sobre o processo de institucionalização da EaD no Instituto, descrevendo a importância e os desafios enfrentados neste processo, como a implementação de subprojetos para normatização e fluxo processual, formação continuada, aquisição de novas tecnologias, implantação de polos e fomento científico a EaD, além de ações específicas para engajar gestores, professores, alunos e a comunidade acadêmica em geral.

Destinado a pesquisadores/as, professores/as, estudantes e interessados na temática EaD, o Congresso conta com aproximadamente 1340 inscritos em atividades como palestras, mesa redonda, rodas de conversa, Grupos de Trabalho (GT), minicursos e apresentação de trabalhos científicos. As transmissões ao vivo do evento estão ocorrendo no Youtube da TV IFBA.

O Congresso Nordestino de EAD teve suas duas primeiras edições realizadas pelo IFSertãoPE e pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O evento é uma oportunidade para os participantes discutirem e trocarem experiências sobre a temática da EaD, visando aprimorar as práticas educacionais nessa modalidade. A terceira edição do congresso vai até sexta-feira, 24 de março de 2023.

O vídeo da apresentação do relato de experiência do IFSertãoPE pode ser acessado por meio do link: https://youtu.be/7kd2wT93EhI

Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse a página oficial do evento: https://portal.ifba.edu.br/proen/congresso-nordestino-ead/3o-congresso-nordestino-de-ead

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil