Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Floresta divulga resultados do projeto "Bora Sertanejar"

 O projeto de extensão “Bora Sertanejar” do campus Floresta do IF Sertão PE divulgou os resultados. O projeto foi realizado de junho e novembro de 2021, além de ter ocorridos algumas ações em dezembro.

 


Visita à Associação  Cacimba Nova

“Bora Sertanejar” teve como proposta desenvolver consultorias para pequenos negócios de turismo no Sertão de Itaparica, além de promover o turismo na região. Durante o período de vigência, o projeto contemplou cinco dos sete municípios do Sertão de Itaparica, sendo escolhidos os empreendimentos: Balneário Som das Águas - Águas Park (Belém do São Francisco); Raimundo Bagaceira (Floresta); Associação Cacimba Nova (Floresta); Restaurante Caminho do Agreste (Carnaubeira da Penha); e Passeios de Catamarã - Igreja submersa-PE e Ilha de Rarrá-BA (Petrolândia).

Oficina de Gestão Financeira

As atribuições da consultoria ocorreram em cinco etapas: a) entrada e contato; b) coleta de dados e diagnóstico; c) estudo e planejamento; d) engajamento e implantação; e e) avaliação e encerramento. A partir das atividades da consultoria, algumas ações foram promovidas. Confira abaixo:

- Workshop de Planejamento Estratégico: os alunos-consultores realizaram workshops com cada um dos empreendimentos para elaboração de elementos da identidade organizacional - missão, visão e valores.

- Produção fotográfica: foram feitos registros fotográficos dos empreendimentos, seus ambientes e produtos, para utilização como material de divulgação nas redes sociais;

- Realização de pesquisa de satisfação de cliente;

- Criação de logotipos para os empreendimentos;

- Cadastro no Google Negócios;

- Criação ou aperfeiçoamento do perfil de negócio no Instagram;

- Oficina para utilização de aplicativo de gestão financeira.

Oficina de Fotografia

A equipe responsável pelo apoio aos empreendimentos foi formada por uma gerente, sete consultores, três orientadores técnicos e três mentores. Gerente e consultores foram alunos, bolsistas e voluntários, dos cursos técnicos do IF Sertão PE campus Floresta em Informática, Agropecuária e Administração, além do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação. Já as equipes de orientadores técnicos e mentores foi composta por Tássio Gonçalves e Sérgio Bento, professores de T.I. do IF Sertão PE; Arcanjo Neto e Kliver Lamarthine, professores das áreas de marketing e finanças da UNIVASF e profissionais especialistas nas áreas de atuação como Gabriel Fonseca, diretor-executivo da Agência Place e Hudson Soares, contador. Esses colaboradores desenvolveram capacitações com os alunos para que eles pudessem desempenhar as ações de consultoria junto aos empreendimentos.


Pesquisa de Satisfação

Para a atividade de criação dos logotipos dos empreendimentos, o projeto contou com o apoio do gestor criativo Renato Lócio, que orientou a equipe no processo de elaboração do briefing dos empreendimentos, além da colaboração da designer Milena Monteiro, servidora do IF Sertão PE, que produziu o trabalho de desenvolvimento dos logotipos. Para a realização da atividade de produção fotográfica, os alunos participaram de uma capacitação com o fotógrafo Robson Leal, egresso do curso de GTI do campus Floresta e, atualmente, empreendedor nas áreas de fotografia e audiovisual. No encerramento do “Bora Sertanejar”, ocorreu um encontro de confraternização da equipe e avaliação do trabalho na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Floresta.


Entrega do Plano de Atividades para Dona Sônia, empreendedora do Restaurante Cantinho do Agreste

A empreendedora do Restaurante Caminho do Agreste, Sônia Diniz, falou sobre a experiência que teve ao receber o projeto “Bora Sertanejar”. “ Foi muito boa, pois me ajudou bastante em situações que não tinha conhecimento”, disse. A aluna Suelen Nunes deu um depoimento sobre a participação no projeto. Confira abaixo: “ O 'Bora sertanejar' foi a minha primeira experiência com projetos de extensão. Desde o dia que eu li a proposta na íntegra, fiquei maravilhada.  E assim que começamos a pôr a 'mão na massa', foi que eu entendi a imensidão e real importância dele, tanto para os futuros empreendimentos que logo mais seriam atendidos, quanto para nós, equipe do 'Bora'. Contamos com capacitações realizadas por profissionais das áreas de Finanças, Marketing e IT, e com apoio e colaboração de uma grande equipe de professores, os quais nos instruíram a fazer um bom trabalho. Desde o dia que assumi o cargo de gerente de projeto, tive uma perspectiva diferente das coisas. A responsabilidade de assumir algumas atividades foi de suma importância para o meu crescimento, desenvolvimento e aprendizado dentro e fora do projeto.  O Bora Sertanejar, como eu já havia dito, me trouxe uma perspectiva diferente, pude aprender diariamente com todos da equipe,  a qual teve um ótimo engajamento”.

Esse projeto foi apoiado pelo programa IF Mais Empreendedor Nacional, durante o período de junho a novembro deste ano. No entanto, o Bora Sertanejar se tornará uma iniciativa permanente de apoio aos negócios turísticos do Sertão de Itaparica e de promoção do turismo na região. Então, vem novidade por aí. Bora Sertanejar! Clique aqui para outras informações sobre o projeto.

Com informações de José Emanuel Marinheiro, coordenador do projeto.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0015