Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Representantes do Campus Petrolina Zona Rural participam de eventos agropecuários em Pernambuco e na Bahia

Durante o mês de maio o Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) participou de dois eventos agropecuários da região do Sertão do São Francisco: a XIV Expovale, em Juazeiro-BA (de 09 a 14 de maio) e a Caprishow, em Dormentes-PE, (de 16 a 21 maio). Em ambos os eventos, a programação contou com exposição de animais, feira de produtos e artesanatos, stands institucionais e de empresas privadas, rodas de conversas, workshops, comercialização de animais, concurso de julgamento de animais registrados, leilão de caprinos e ovinos, palestras, entre outras atividades.

Nos dois eventos, o Campus Zona Rural contou com o engajamento e compromisso de servidores e alunos, atuando como orientadores e monitores, auxiliando nos stands, na recepção e inspeção dos animais, na admissão de animais para os concursos de julgamento e no intercâmbio de conhecimentos com as turmas visitantes. Durante as feiras também foram apresentados, aos visitantes, os cursos do Campus Petrolina Zona Rural.

Nos stands reservados para o Campus Petrolina Zona Rural foram apresentados os projetos vivenciados no campus pelos docentes e seus bolsistas. Entre os projetos apresentados estavam: o Núcleo de plantas medicinais-horto medicinal orgânico, da professora Flávia Cartaxo; IF Educa 4.0, dos docentes Pablo e Andrea; “Nas Ramas da Esperança”, do professor Erbs Cintra; Forragicultura, do professor Ellio Chagas; InovaSertão, da professora Fabiana Dantas; e “Rebanho Solidário Berganês/FACEPE, com a coordenação de João Bandeira, Zootecnista do campus. Durante a Caprishow também, o professor Rodolfo Peixoto, junto com estudantes, fez a coleta de amostrar de fezes para a realização de análises. As amostras foram analisadas no laboratório móvel, "onde foram elaborados laudos técnicos e sugestivos, entregue aos criadores para que tenham noção da situação das verminoses dos seus rebanhos", explicou Peixoto.

Animais do Campus Petrolina Zona Rural premiados na Expovale

Na Expovale, duas ovelhas Berganês do plantel do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE foram premiadas em pista de julgamento da raça. O animal de tatuagem 796 foi 1º colocado na categoria oito dentes e sagrou-se campeão na mesma categoria, seguida pela fêmea de tatuagem 786, com o 2º prêmio e reservada campeã. “O saldo da participação do Campus Petrolina Zona Rural foi extremamente positivo, além da brilhante participação do rebanho Berganês nos dois eventos, nossos alunos deram show de competência e responsabilidade em todas as atividades desenvolvidas”, afiamou o zootecnista do Campus Petrolina Zona Rural, João Bandeira.

Para a Coordenadora de Extensão do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, Elka Janaina Silva, a participação das equipes do campus nestes eventos reforçam a necessidade da adoção de um olhar mais apurado ao meio e às diversidades geográficas, sociais, culturais e históricas do Sertão do São Francisco. “Esse olhar possibilita ao currículo formativo uma práxis pedagógica de integração direta com a realidade que o aluno encontrará no seu dia a dia, gerando para estes futuros profissionais a oportunidade de ampliação de conhecimentos através de um intercâmbio de saberes, com retorno extensionista de forma efetiva dotada de sentidos”, pontuou Silva.

Para o Diretor-Geral do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, Erbs Cintra, a participação das equipes da unidade nos eventos é um retorno em compromisso institucional, que envolve os diversos agentes envolvidos nas atividades. “Isso se deve ao emprenho e dedicação de cada um dos nossos servidores e, principalmente, dos nossos queridos alunos. Parabéns à comissão organizadora, que não mediu esforços para fazer o melhor. E fizemos! Missão cumprida com louvor”, concluiu Cintra.

Com informações de Elka Janaína Silva

Campus Petrolina Zona Rural