Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto 'Papo de corredor' realiza bate-papo sobre violência contra pessoas LGBTQIAP+ no ambiente escolar

Em alusão ao dia do orgulho LGBTQIAP+, comemorado no último dia 28 de junho, estudantes, acompanhados da assistente de alunos, Rozeane Araújo, e da psicóloga, Tássia Cavalcanti, conversaram sobre a temática: "Violência às pessoas LGBTQIAP+: o que a escola tem a ver com isso?", em que  refletiram sobre as violências reproduzidas nos contextos escolares e formas de enfrentamento dessa realidade injusta e desigual a que são submetidas essa população.

Ao final, como forma de tornar o campus Petrolina um ambiente mais inclusivo e acolhedor para pessoas transsexuais, travestis e transgêneros, o grupo colocou uma placa nas portas dos banheiros do bloco F, onde constava a bandeira Trans e a mensagem: 'Este banheiro é TRANS INCLUSIVO'. "Ações como essas, assim como, o respeito ao nome social e a realização de formações continuadas sobre as temáticas de gênero e sexualidade envolvendo toda a comunidade acadêmica são determinantes na transformação da sociedade pautada no respeito aos direitos humanos", pontuou a psicóloga Tássia Cavalcanti.

A ação, que fez parte do segundo encontro, integra o projeto "Papo de corredor", que visa realizar discussões sobre temáticas relevantes na formação acadêmica dos estudantes, sobretudo, do médio integrado, de uma forma mais descontraída, por isso, os diálogos ocorrem nas dependências do campus, quinzenalmente, às terças-feiras.

No primeiro bate-papo, foi realizado um debate em torno da seguinte temática: "Aprendo mais no celular do que na aula!?", em que os participantes buscaram refletir sobre os usos das tecnologias para fins acadêmicos e os possíveis riscos para a saúde mental.

Informações de como participar dos encontros podem ser obtidas no Setor de Saúde.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus