Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto AgroIFNordeste vai fomentar soluções em energias renováveis e capacitação profissional para fortalecer a agricultura familiar

Como uma instituição federal de educação tecnológica pode ajudar a fortalecer a agricultura familiar, na região nordeste? A resposta para essa pergunta é o conjunto de linhas de ação do projeto AgroIFNordeste, uma iniciativa do IFPI em parceria com o IFSertãoPE , que utiliza recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para levar novas tecnologias, assistência técnica qualificada, geração e uso de energias renováveis aos produtores rurais da região. Em Salgueiro, o campus do IFSertãoPE vai implantar uma Unidade de Referência Tecnológica para tocar o projeto,que deverá funcionar com cinco módulos produtivos e três módulos de apoio, abrangendo as áreas produtivas da agricultura (hortaliças, frutíferas e agrofloresta) e pecuária (forragens, aves, abelhas e caprinos), além da produção de biofertilizantes, tratamento de água e economia de energia.

URT do campus servirá de modelo para agricultores da região

A nossa URT será implantada na área agrícola do campus, e servirá de modelo tecnológico para agricultores da região, além de ser uma base para desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e oferta de estágio supervisionado aos discentes do curso de Agropecuária. O projeto prevê, ainda, a capacitação para Jovens Produtores e a implantação de unidades produtivas em propriedades da agricultura familiar como forma de impulsionar o desenvolvimento da agropecuária na região e fomentar a geração de renda para os jovens do campo.

Durante a execução das atividades do AgroIFNordeste, alunos bolsistas vão prestar assistência técnica a 40 famílias de quatro Associações Rurais do município de Salgueiro, e desenvolver trabalhos na área de fruticultura, horticultura, manejo e conservação do solo e pecuária. O projeto também prevê a realização de feiras e promoção dos produtos oriundos da agricultura familiar, como forma de integração entre os agricultores, suas famílias e a comunidade em geral – as Feiras da Agricultura Familiar. "É uma proposta muito importante para ajudar no desenvolvimento da agricultura local, e mais ainda para o enriquecimento da formação dos nossos estudantes de Agropecuária. Estamos muito felizes por poder fazer parte de um projeto dessa magnitude e ansiosos para ver os resultados das ações", explicou a coordenadora de Extensão do campus, Adeísa Guimarães.

No campus Salgueiro, o projeto AgroIFNordeste está sob a coordenação da professora Maely Saraiva, orientação da professora Sandra Galvão, com apoio da Coordenação de Extensão, Coordenação e professores do curso de Agropecuária e da Direção Geral do Campus.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural