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Projeto do campus Salgueiro leva CineClube a escolas públicas da região

 

Estudantes de escolas públicas da região do Sertão Central estão tendo a oportunidade de experimentar a atmosfera dos cineclubes, graças ao projeto Tela Quente - Terra Quente, desenvolvido por professores do campus Salgueiro do IFSertãoPE. O propósito do projeto é levar a arte do cinema para as escolas, através do cineclube, e mobilizar o pensamento crítico sobre o meio ambiente. A primeira exibição aconteceu no dia 15 de setembro, no Colégio Dom Malan.

Os cineclubes são espaços de exibição e discussão de obras audiovisuais, onde os participantes escolhem o que será exibido e debatem o que foi assistido. Seu objetivo principal é refletir sobre a linguagem do cinema e oportunizar o uso dos filmes como ferramentas de educação. Esses espaços surgiram na década de 1920, na França, inicialmente como reuniões de amigos que gostavam de cinema e queriam debater seus filmes favoritos. No Brasil, o primeiro cineclube foi criado em 1928, no Rio de Janeiro. 

Alunos debateram as mudanças climáticas e o impacto do aquecimento global abordados no filme "O menino que descobriu o vento".

Foi inspirado nesse movimento que nasceu o projeto CineClube Tela Quente - Terra Quente, uma iniciativa do Grupo de Pesquisas Políticas do Discurso. Ele foi concebido originalmente pela professora Geovana Freitas, e hoje é coordenado pelo professor Walfrido Cabral Claudino, contando também com a participação do professor Williard Scorpion, do técnico em audiovisual Fábio Marins e do estudante extensionista Kauã Radson. 

 

 

No primeiro encontro do CineClube, que aconteceu no dia 15/09, no Colégio Dom Malan, os estudantes assistiram “O menino que descobriu o Vento”, com direito a pipoca e debate sobre a realidade ambiental do semiárido e do sertão nordestino. Através da narrativa do herói-protagonista do filme os estudantes debateram a atualidade das mudanças climáticas e do aquecimento global, em especial os impactos do fenômeno na realidade local da cidade de Salgueiro. No melhor estilo da “arte que imita a vida”, os estudantes foram convidados a pensar o cotidiano e as vivências do sertão central através dos temas da crise hídrica, o bioma da caatinga, a desertificação e os usos políticos e econômicos da indústria da seca.

Amanhã (20) será a vez dos alunos da Escola Municipal Joaquim Tavares de Sá, em Verdejante, conhecerem o projeto. O segundo encontro do CineClube acontecerá para os estudantes desta escola, no Centro Cultural do município.

Campus Salgueiro

 

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