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 A Secretaria de Governo Digital (SGD), órgão central do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), tem como atribuição apoiar ações de fomento à segurança da informação e à proteção a dados pessoais no âmbito da administração pública federal, em articulação com os demais órgãos responsáveis por essas políticas.

 

Dentre essas ações, destacamos o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) e a recomendação “Gestão do controle de acesso e reforço da conscientização”, que pode ser consultada na página do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital - CISC gov.br, disponível em https://www.gov.br/cisc/pt-br/recomendacoes/002-gestao-do-controle-de-acessos-e-reforco-da-conscientizacao.

 

Nesse sentido é reforçado:

  • que caso as equipes técnicas verifiquem quaisquer indícios de incidentes cibernéticos ou dificuldades operacionais excepcionais nos sistemas dos seus órgãos, deverá ser realizado o registro imediato da ocorrência nos canais gov.br/cisc e gov.br/ctir
  • a necessidade de cada órgão do SISP garantir que os novos usuários sejam conscientizados sobre os canais institucionais para comunicação de incidentes de privacidade e segurança da informação. 

 

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